Nota Oficial

Nota Oficial Capa

A Câmara Municipal de Conquista, em primeiro lugar, ressalta que a população de Conquista tem, não só o direito, mas o dever de cobrar as ações dos vereadores e servidores da Casa, e com todo o respeito pede à população que não tratem com politicagem os trabalhos da instituição do Poder Legislativo de Conquista.

Ao ponto: a Câmara de Conquista recebeu a visita há quase dois meses do presidente da Câmara de Itajubá, Joel da Guadalupe, para se juntar ao movimento das Câmaras Municipais do Sul de Minas Gerais para lutar contra os abusos da empresa COPASA. E assim o fizemos, a Câmara de Conquista se encarregou de mobilizar e representar o Triângulo Mineiro. Assim, participamos do Encontro Estadual nos dias 27 e 28 de junho de 2018 na Câmara Municipal de Belo Horizonte que originou a criação da Frente Parlamentar Municipal de Investigação da Copasa. Destaca-se então:

1. O Encontro aconteceu: quarta-feira, 27 de junho de 2018 das 9h às 13h e, quinta-feira, 28 de junho de 2018, das 9h às 16h. (Uma turma saiu de Conquista no final da tarde de terça-feira e a outra às 3h da madrugada de quarta-feira, retornando e chegando em Conquista na quinta-feira por volta de 22h).

2. O Encontro foi marcado com antecedência pelos organizadores que vem desde dezembro de 2017 se mobilizando; a Câmara de Conquista não teve participação no agendamento do dia e horário do Encontro.

3. Este Encontro era uma oportunidade única de ter acesso às experiências das outras cidades com a Copasa.

4. O objetivo era ter o maior número possível de vereadores e servidores para mostrar a força do movimento, mostrar aos poderosos do Governo Estadual e da Copasa que o Poder Legislativo Municipal está unido e com força.

5. No Encontro, Conquista deu exemplo de união - o que foi destacado pela Mesa Diretora dos trabalhos – porque estava contando com o apoio do Poder Executivo demonstrado pela presença da Secretaria de Meio Ambiente de Conquista.

6. Deste Encontro será destinado a nós, relatórios de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos) realizadas em outras cidades, que servirão de base à Câmara de Conquista, que já neste mês organizará a CPI da Copasa em Conquista.

7. Esta CPI é o ponta pé inicial do Poder Legislativo para entrar nessa briga.

8. Será disponibilizado também um documento modelo utilizado pelos Assessores Jurídicos das Câmaras, para atuação de nossa Assessoria Jurídica.

9. São centenas de cidades que sofrem com o mesmo problema da Copasa (algumas com problemas piores que em Conquista), não são os vereadores de agora, os vereadores do passado ou os vereadores do futuro, ou prefeito 1 ou prefeito 2 que são os responsáveis pelos abusos da Copasa, da ARSAE e do Governo Estadual.

10. A grande responsável é a empresa Copasa que mesmo faturando BILHÕES anualmente, não investem e não cobram um preço justo. A responsável é a ARSAE (Agência que regula os trabalhos da Copasa) que possui em sua direção, pessoas por nomeações políticas que estão para agradar o Governo Estado que é dona da maior parte da Copasa. E aí esta nossa luta.

11. Divulgamos uma notícia na última sexta-feira, dia 29 de junho, com um breve resumo da nossa participação, com objetivo de uma primeira prestação de informações, e nesta semana iríamos publicar todo o desenrolar do Encontro, por exemplo, as explicações que seguem nesta Nota Oficial.

12. E, o mais importante, a Câmara Municipal de Conquista está de portas abertas para demonstrar nossas atividades e principalmente gastos com transparência. Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, do 12h às 18h.

No mais, reforçamos nosso papel do Poder Legislativo, e estamos trabalhando para encontrar saídas para aproximar este nosso papel da população com publicidade e transparência. Não podemos deixar a politicagem desmoralizar A Instituição Câmara Municipal. As dúvidas, sugestões e críticas, são sempre bem-vindas e necessárias, nossas portas estão abertas, todos os vereadores estão à disposição, pois assim deve ser, procurar os meios oficiais para estas considerações é o mais eficiente.

Boa semana à todos.

Câmara Municipal de Conquista, 02 de julho de 2018.