Estação Ferroviária de Guaxima

 

A estação Ferroviária de Guaxima foi edificada na segunda década do século passado. Em 13 de dezembro de 1916, o distrito foi presenteado com a inauguração da então majestosa Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estadas de Ferro e Navegação.

Suas características retangulares alongadas e o tratamento geral seguem os padrões construtivos adotados pela Companhia. A modulação é marcada por pilastras e o revestimento apresenta tratamento semelhante à Estação do Cipó, no município vizinho de Sacramento.

A cobertura é de telhas francesas, com pequeno beiral, não apresentando as tradicionais empenas com platibanda. Mãos francesas metálicas sustentavam a cobertura das plataformas, hoje inexistentes.

Integrada ao núcleo urbano, o prédio da antiga estação forma, com as edificações do arruamento paralelo ao eixo da ferrovia e adjacências, um interessante conjunto arquitetônico. Um registro: algumas edificações da Rua Lourenço Zaia estão sendo demolidas aleatoriamente. As que restam, ainda demonstram a influência e características da ferrovia no processo sócio econômico e cultural das comunidades ao longo do seu trajeto, atuando como agente transformador e difusor das novas ideias, das novas técnicas, inventando moda à época.

A Estação de Guaxima, atualmente, encontra-se em precário estado de conservação, em cruel abandono e desprezo. Mesmo em ruinas, geralmente o prédio é utilizado como moradia. Aqui encontramos azulejos franceses que se misturam com depósitos de entulhos e velharias. Ver menos

— em Guaxima, Minas Gerais, Brazil.