Eleição da Mesa Diretora para o biênio

Eleição da Mesa Diretora

Duas chapas concorrem à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Conquista.

Com o prazo para protocolo de chapas encerrado na tarde desta terça-feira, dia 06, às 18 horas, o Poder Legislativo de Conquista se prepara para a transição da presidência, o que acontece a cada dois anos. A eleição do novo presidente da Câmara Municipal de Conquista acontece durante a última Sessão Ordinária de 2022, marcada para esta segunda-feira, dia 12/12, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook pela Rádio Dinâmica FM 105,9 Mghts.

Duas chapas concorrem aos cargos. A chapa 01, protocolada às 17hs:16 do dia 06 de dezembro, tem como candidato à presidência o vereador Rodrigo Zara Faria (PP), vice-presidente Firmino Libório Leal (PV), secretário Samuel José Alves (PL).

A chapa 2 protocolada às 17hs:50 do dia 06 de dezembro tem como candidato à presidente o vereador Túlio Moreira dos Reis (PP), vice-presidente Júnio César de Oliveira (PP), secretário José Humberto de Mendonça (PSD).

O atual presidente do Legislativo, Firmino Libório Leal (PV), ocupa o cargo até o dia 31 de dezembro, quando entrega a gestão da Câmara de Conquista ao novo presidente eleito, que assume a instituição em 1º de janeiro para presidir o biênio 2023/2024.

Atribuições do presidente

O presidente do Legislativo é o responsável pela gestão administrativa da instituição, e tem atribuições como gerenciar a aplicação do orçamento da Câmara. Ele também comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva.

Compete a ele também, a função de legislação, sendo o condutor das Sessões Ordinárias em plenário. O presidente dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução.

O gestor do Legislativo também desempenha funções de representação, atuando em nome da Câmara de Vereadores.

Chapa 01
Chapa 02