Câmara Municipal intermedia a vinda da sede da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro (ACITRIM) para Conquista.

Há algumas semanas atrás, o presidente da Câmara, Rodrigo Zara, estabeleceu contato com a diretoria da Associação e intermediou diálogo propondo que uma das salas do prédio da antiga estação ferroviária fosse a sede física da ACITRIM.

Nesta semana, sua diretoria aprovou a proposta e comunicou a Câmara por meio de oficio ao presidente.

A Mesa Diretora da Camara Municipal, então, apoio em unanimidade a destinação da sala da estação à associação.

O presidente informou a Prefeitura, na tarde de hoje, que a sala da estação, denominada pela Lei Municipal 1.377/2023 como Anexo III - Sala de Reuniões Vereador Paulo de Melo Borges, está sendo devolvida ao Poder Executivo, a fim de que seja realizada a concessão para a Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro.

A Associação vem realizando eventos para promover a cultura italiana, o turismo e principalmente de caráter assistencial, incluindo eventos com arrecadação de valores e alimentos para comunidades carentes. A ACITRIM ressaltou ao presidente da Câmara que, além da sede ser um local para promoção de eventos sociais e culturais em parcerias com o Consulado Italiano, a Associação pretende utilizar o espaço para a montagem de um acervo, com fotos, livros, cartas e demais objetos relacionados à imigração italiana no Triângulo Mineiro, bem como para a montagem de uma biblioteca aberta ao público com livros brasileiros e italianos relacionados à cultura e história dos imigrantes.

É objetivo, ainda, da ACITRIM, o intercâmbio cultural e turístico entre Minas Gerais e Itália, ressaltando que o seu presidente, Domenico Nicoletti, é membro do COM.I.TES (Comitati degli Italiani all'Estero - Comitês dos Italianos no Exterior), que além de cuidar dos interesses dos cidadãos italianos no Brasil, contribui para o estreitamento das relações entre Brasil e Itália e promove projetos culturais e da assistência social.

A sede da ACITRIM na antiga estação ferroviária, também poderá ser utilizada para ministrar aulas de italiano, de forma gratuita, à comunidade de baixa renda que se interessar, sendo este um projeto já idealizado há tempos, mas que não foi colocado em prática devido à falta de espaço físico para a sede.

A Câmara Municipal de Conquista, fica extremamente satisfeita por construir estes laços que apresenta um grande potencial desenvolvimentista para nossa terra que possui forte influência positiva da imigração italiana.