ANTIGO PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CONQUISTA É CEDIDO À CÂMARA MUNICIPAL

Na sessão ordinária de segunda-feira, 12/4, a Câmara Municipal, aprovou por unanimidade de votos o Projeto de Lei Complementar nº 008/2021 de 23 de março de 20021 que altera a Lei Complementar nº 089/200216 de 12 de maio de 2016, emanado do Poder Executivo que autoriza a Concessão de Direito Real de Uso do Imóvel que menciona, ou seja, o prédio da antiga Estação Ferroviária de Conquista, por prazo inicial de 20 anos.

Depois de sancionada e promulgada a referida Lei complementar, o Presidente da Câmara Sr. Firmino Libório Leal e a Prefeita Véra Lúcia Guardieiro assinaram o documento que formaliza a cessão do prédio aos cuidados da Câmara.

O prédio já abriga o Plenário da Câmara e duas salas como arquivo do Poder Legislativo, doravante serão cedidas mais quatro salas e o hall onde funcionava o Museu Municipal perfazendo a totalidade do histórico prédio.

O prédio conta com traços arquitetônicos característicos da época de sua construção e sua fachada e dependências estão sendo inventariadas para fins de tombamento pelo Patrimônio Histórico. Após passar por adequações estruturais e revitalização, o imóvel sediará ao plenário Dr. Ronaldo Vidal de Morais, gabinetes dos vereadores, sala da Assessoria Jurídica, recepção, memorial do legislativo, arquivo e almoxarifado.

De acordo com o Presidente da Câmara, “este prédio tem grande importância histórica, pois foi inaugurado em 23 de abril de 1889, por Luiz Felipe Maria Fernando Gastão, Conde D’Eu, esposo da Princesa Izabel que substituiu na ocasião, o seu sogro, o Imperador Dom Pedro Segundo, o qual por motivos e fatos históricos ficou recluso na vizinha cidade de Franca/SP, passando a missão para seu genro. Continua Leal: no meu entendimento esse prédio é a Certidão de Nascimento da cidade de Conquista”, finalizou.

Final Feliz

Desde a data de 07 de janeiro começaram os entendimentos entre Leal e Véra, os quais alimentavam a ideia de concretizarem esse sonho que se torna realidade.  Em nome do povo conquistense, nosso muito obrigado a Prefeita Véra Lúcia Guiardeiro pela Cessão de Uso e aos vereadores que recepcionaram o importante Projeto de Lei.