As Prefeituras e Câmaras Municipais da mesma cidade do Brasil inteiro estão passando, neste início de 2023, pela integração e unificação de seus sistemas e bancos de dados.

Entrou em vigor o “Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle”, o SIAFIC, determinado pelo Governo Federal.

Ou seja, em Conquista, onde havia dois bancos de dados e dois sistemas diferentes, agora serão unificados e integrados em um só, agilizando os trâmites burocráticos e administrativos de contabilidade, de orçamento, compras, de controle e transparência, de prestações de contas, etc.

O time da Câmara Municipal de Conquista foi recepcionado pela Prefeita, Secretário Municipal de Administração, pelo Procurador-geral e Procuradora Ajunta, para alinhar esta integração e a operação do novo sistema cumprindo o Decreto Federal.

Esta é mais uma reunião interna e administrativa como várias outras que ocorrem a toda hora e todos os dias. Mas é importante destacá-la, pois Conquista está sendo elogiada Brasil a fora pelo adiantar desta unificação e da boa relação técnica e administrativa entre a Câmara e Prefeitura.

Várias cidades estão com resistências em um ou outro órgão, com conflitos internos dificultando esta integração.

Guiados por uma gestão técnica, Conquista segue focando o cumprimento legal das normas da administração pública com lisura e responsabilidade.

O time da Câmara de Conquista foi composto pelo presidente Rodrigo Zara, pelo Assessor Jurídico Dr Marcelo Faquim e pelo Coordenador Geral de Licitações Fabiano Erik.