Segurança e monitoramento das escolas em discussão

A Prefeitura de Conquista reuniu hoje, 11/04, no início da tarde, um grupo de trabalho para tratar sobre a segurança nas escolas, das crianças e jovens.

Foram tomadas as seguintes medidas de forma imediata:

1. Criação da Rede de Escolas Protegidas através Polícia Militar;

2. Rondas da Polícia Militar em todas as escolas;

3. Controle rígido nas postarias das escolas com acesso restrito somente de pessoal autorizado.

4. Criação da Comissão Permanente de Segurança Escolar, composta pela Prefeitura; Câmara Municipal; Ministério Público; Polícia Militar e Polícia Civil; Conselho Tutelar; Escola Estadual; Secretariais Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; Conselho de Segurança e Conselho da Criança e do Adolescente; com reuniões quinzenais para acompanhamento das ações e novas medidas.

5. Retorno das atividades do PROERD;

6. Estruturação da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, envolvendo a sociedade civil e grupos de jovens;

7. Envio de ofício ao governo estadual com a assinatura de todos os presentes solicitando: vigilante fixo na Escola Estadual; e criação no estado de Minas Gerais da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar, chamado DEJEM, a exemplo do que ocorre no Estado de São Paulo.

Outras sugestões foram encaminhadas para análise de viabilidade econômico-financeira pela Prefeitura, que serão retomadas na próxima reunião, já agendada para o dia 25/04.

Participaram da reunião as instituições que compõem o grupo: Prefeitura Municipal (prefeita Vera); Câmara Municipal (presidente Zara e assessor jurídico Dr Marcelo Faquim); Ministério Público (promotor Dr Wagner); Secretaria de Educação (secretário Joaquim); Secretaria de Saúde (secretário Silvio Daiola); Secretaria de Assistência Social (secretária Ana Paula e assistente social Malena); Polícia Militar (Tenente Idônis e Sargento Edson); Escola Estadual Dr. Lindolfo Bernardes (diretor Chicão); Conselho Tutelar (conselheiras Nayara e Juliana); Conselho de Segurança (Dra Consuelo) e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dr Guilherme).

Da redação - Marketing/Jornalismo/Fotografia e Criação da Arte Visual:

Assessoria de Imprensa - Amanda Lais Bianchini /Assistente de Comunicação - Firmino Libório Leal -Direção da CMC