Registro histórico e melancólico da Festa do Senhor Bom Jesus Lapa – Conquista – MG

Registro histórico e melancólico da Festa do Senhor Bom Jesus Lapa – Conquista – MG

Bonaventura Cariolato

Nosso TBT de hoje integra obra do saudoso pintor, projetista e fotógrafo Italiano Bonaventura Cariolato (1894-1989). Cariolato nasceu na Itália, local em que estudou sobre arquitetura, engenharia e desenho. Lá, conheceu sua esposa, de naturalidade brasileira, e vieram para o Brasil em 1923. N avizinha cidade de Franca, atuou como arquiteto projetista e construtor, além de se dedicar à pintura e à fotografia em seu ateliê.

Na Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, (Festa de Agosto), do recuado ano de 1945, precisamente na data de 07 de agosto, Cariolato esteve em Conquista, MG, cidade considerada um “Pedacinho da Itália em Minas”.  Postou-se defronte ao comércio da família Fragonezi, ocasião em que pintou essa belíssima e histórica obra de arte a qual apresenta características e aspectos da tradicional Festa ainda realizada no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Ao término de sua belíssima criação, presenteou o clérigo de então Monsenhor José de Mello Resende com esse belíssimo quadro.

A Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa (Festa de Agosto), será sempre motivo de alegria, religiosidade tradição fé. Muitos vultos importantes passaram pela história da Festa e deixaram seus nomes laureados nos anais da história. Clérigos, autoridades, fazendeiros, religiosos, colaboradores, enfim baluartes de uma epopéia sem ponto final. Porém, nomes como: Francisco Félix Travares, Luiz Meneghelo e Hércules Zara nunca se apagaram da memória dos verdadeiros amantes da história, cultura e religiosidade da centenária Urbe.

Da redação - Marketing/Jornalismo/Fotografia e Criação da Arte Visual:

Assessoria de Imprensa - Amanda Lais Bianchini /Assistente de Comunicação - Firmino Libório Leal - Direção da CMC