
RECOLORINDO A HISTÓRIA: IA e a Reconstrução da Memória Conquistense
No #TBT de hoje, a Câmara Municipal apresenta um projeto pioneiro e experimental da nossa Assessoria de Comunicação: a reconstrução de imagens antigas de Conquista com Inteligência Artificial.
Reconhecendo o avanço das ferramentas de IA generativa (como Canva, Copilot e Monica AI), que impulsionaram significativamente a produção de texto, imagem e vídeo, buscamos aplicar essa tecnologia à preservação histórica.
Nosso objetivo é utilizar a IA para:
1. Restaurar fotos em baixa qualidade,
2. Colorizar imagens em preto e branco,
3. Animação experimental.
Esses experimentos visam trazer nova vivacidade ao passado e tornar a história de Conquista mais didática e acessível aos cidadãos.
As imagens utilizadas foram retiradas de documentos históricos preciosos, como o álbum “Município de Conquista” (1918) e a Enciclopédia dos Municípios do IBGE (décadas de 1950/60), disponíveis em nosso Arquivo.
Apesar dos benefícios na valorização da memória, a Câmara também reconhece e debate os limites e as questões éticas que cercam o uso da IA na arte e na história.
Convidamos você a acompanhar este trabalho e a refletir conosco: o que a cor e o movimento revelam sobre a nossa história?
Autoria: Rogério da Silva Mattos, Assessor de Comunicação
Arte e Publicação por Amanda Bianchini, Diretora de Comunicação.