Parabéns Conquista pelos seus 112 anos

Afinal, qual é a história do nascimento e formação de Conquista?

Ao que tudo indica, a povoação do território do atual município resultou da expedição que, em 1803, partiu do povoado de Desemboque em viagem de exploração pelo Triângulo Mineiro.

O “Sertão da Farinha Podre”, como ficou conhecida nossa região, foi dividido em sesmarias, concedidas aos exploradores e aventureiros da expedição.

Os primeiros a se fixarem no local das terras hoje conquistenses, foi o Coronel Domingos Vilela de Andrade, que construiu, segundo alguns historiadores, a “Fazenda da Conquista”, e Manuel Bernardes Nazianzeno da Silveira, cujas terras eram ponto de pouso para quem demandasse o Porto de Ponte Alta, onde se fazia o escoadouro dos sortimentos dos mascastes dos sertões de minas, Goiás e Mato Grosso.

Por volta de 1888, o Coronel Francisco Meireles do Carmo se estabeleceu aqui com um armazém, passando a fornecer artigos necessários às turmas que trabalhavam na construção da estrada de ferro da Companhia Mogiana.

Muitos outros forasteiros, migrantes e imigrantes vieram à região à busca de trabalho, quer na construção da ferrovia, quer na extração de látex de mangabeira. Pouco a pouco, desenvolveu-se o povoado.

Em 23 de novembro de 1892, então, foi criado o distrito de Conquista, pertencente ao município de Sacramento, pela Lei Municipal nº 7/1892.

Em 1894, o Dr. Crispiniano Tavares, baiano de Ilhéus, fez o projeto do distrito, traçando e demarcando as ruas e nossas largas avenidas.

19 anos depois de se tornar distrito, através da Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, o distrito de Conquista foi desmembrado do Município de Sacramento, criando, a partir dali, a Cidade de Conquista.

Porém, durante quase 10 meses após a criação da cidade, Conquista ainda dependia de Sacramento na prestação dos serviços políticos e administrativos. Até que, em 1° de junho de 1912, foi instalada a Câmara Municipal de Conquista, assumindo como seu primeiro presidente e primeiro prefeito o Coronel Tancredo França (uma curiosidade da época: até 1946 o presidente da Câmara era também o “intendente municipal”, cargo que hoje chamamos de prefeito).

Assim, em resumo, a história de formação de nossa cidade é:

- Exploradores chegaram na região do Triângulo Mineiro no início dos anos 1800

- Fazenda, armazéns e escoadouros de produções instalados na região de Conquista na década de 80 do Século XIX

- Fundação das estações de trem de Conquista e de Engenheiro Lisboa em 1889

- Distrito criado em 23/11/1892

- Cidade criada em 30/08/1911

- Emancipação político-administrativa em 01/06/1912

- Fundação da estação de Guaxima em 1916

- Fundação da estação de Erial em 1926

- Comarca judicial criada em 10/10/1935

Hoje, então, comemoramos a data de 30 de agosto de 1911, momento mais importante de nossa história, a partir do qual, fomos reconhecidos legalmente como uma cidade.

Porém, cada momento resumido aqui, se soma e se conecta ao nosso presente, sendo cada etapa de fundamental importância para nosso amadurecimento e sendo o hoje, a parte mais importante desta história.