COPASA entra na mira dos vereadores de Minas Gerais

Presidente da Câmara de Itajubá esteve em Conquista propondo debate sobre a atuação da COPASA em todo o Estado.

“Você concorda com os serviços prestados e as taxas cobradas pela Copasa?” Essa pergunta foi trazida aos vereadores de Conquista pelo presidente da Câmara Municipal de Itajubá, Joel Carlos de Almeida.

Em visita ao Legislativo conquistense na última terça-feira, 15/05, ele convidou a Câmara Municipal de Conquista através dos vereadores da Casa a participarem do debate iniciado na cidade Itajubá do sul de Minas com as Câmaras Municipais da região.

Na visita Joel apresentou e detalhou o convite para que Conquista participe das discussões e do movimento denominado “Operação Copasa” que será realizado preliminarmente em cidade pólo da  região e posteriormente em Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebendo vereadores de todas as regiões de Minas Gerais em um encontro próximo.

“O que está sendo proposto é um movimento regional e depois estadual para buscar melhorias nos serviços prestados no abastecimento de água, na coleta e tratamento de esgoto e a redução das taxas cobradas. Há um sentimento de preocupação com o meio ambiente, com as vias públicas, com a falta de contrapartida por parte da Copasa aos municípios por ela assistidos.

Joel esclareceu que os vereadores de Itajubá e outras 50 cidades da região já se reuniram em Pouso Alegre e Três Corações e, para ampliar a base, querem promover um encontro ampliado em outras regiões e depois em Contagem.

“A chamada Operação Copasa, em síntese, visa acordar uma prestação de serviço de água e esgoto a preços mais realistas, em condições mais palatáveis para os municípios, viável para todos os contribuintes”, destacou Joel. “Posso assegurar que se trata de um movimento apartidário, o que poderia preocupar em ano eleitoral. O movimento deverá tomar corpo e vai colaborar para a solução dos problemas”, completou.

Além do presidente da Câmara Municipal de Itajubá, Joel Carlos de Almeida, participaram da reunião o vereador Renato Moraes da cidade de Itajubá. Rodrigo Zara, Reginaldo Rodrigues e Túlio Moreira, de Conquista. A Assessora Jurídica Câmara, Dra. Letícia Maria Machado e o Assessor de Imprensa, Firmino Libório Leal.

Os vereadores conquistenses externaram apoio à iniciativa e lembraram que várias questões relacionadas à Copasa já foram debatidas em Conquista, muitas vezes, sem uma resposta positiva da Cia.

O tema deverá voltar em breve à pauta dos vereadores de Conquista para que possam dar continuidade ao processo de discussão e definir ações futuras referentes à mobilização.

É a Câmara Municipal em ação! Vereadores trabalhando por uma Conquista cada vêz melhor!

Aspecto da Reunião