Agraciados com Comenda Paroquial Caminheiro do Bom Jesus da Lapa

A Câmara Municipal de Conquista participou ontem da Santa Missa com a outorga da Comenda Paroquial Caminheiro do Bom Jesus da Lapa, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, à 10 pessoas que contribuíram e contribuem com os 120 anos da nossa Festa de Agosto.

Luiz Meneghelo

O Poder Legislativo de Conquista teve a honra de indicar 2 pessoas para serem homenageados: Senhor Luizinho Maneghello, um dos principais responsáveis pela criação da parte social da Festa, que até então, tinha calendário somente religioso. Luiz Meneghelo ou Luizinho Meneghelo como era carinhosamente chamado. Conquistense extremado viveu Conquista e, principalmente, a Festa do Senhor Bom Jesus de forma intensa. Como precursor dos fundadores da festa, fomentou, organizou e deu forma as atividades da mesma, inclusive, criando a tradicional quermesse, pois, até então só havia a parte religiosa. Homem de rara inteligência e criatividade introduziu a Banda de Música tanto nas festividades religiosas quanto social. Mas, o que mais marcou sua longa passagem pela tradicional Festa do Senhor Bom Jesus foi a introdução do Dobrado 220, hino que caiu na memória do povo. Ao ouvi-lo vem imediatamente à nossa mente as lembranças da “Festa de Agosto” como é carinhosamente chamada. Eis as razões que nos levaram a indicar a figura lendária do Sr. Luiz Meneghelo para que seus familiares recebam essa homenagem póstuma e justa àquele que foi um dos baluartes da centenária Festa do senhor Bom Jesus da Lapa.

Revmo. Pe. Marino Molina

O Revmo. Pe. Marino Molina, atual pároco de nossa Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que a assumiu dias antes, e em meio aos enormes desafios da pandemia do COVID-19, levando a Festa de Agosto ao mundo virtual, contribuindo desde a organização, coordenação, até nas atividades de caixa e cozinha, dando vida e continuidade à Centenária Festa, além das inúmeras atividades paroquiais exercidas com tanta religiosidade, integridade e lisura.

Foram indicados ainda mais 8 homenageados, Sr. Zezinho, Dona Irene, Srta. Vera Colares, Sr. Carmelito Gonçalves, Sr. Gumercindo Mazeto, Sra. Véra Guardieiro, Sr. Robert Carlos Lyra e Deputado Estadual Sr. José Laviola.

O presidente Rodrigo Zara representou a Câmara neste momento especial.

Senhor Luizinho Meneghello, em memória, foi representado pelo seu filho, Senhor Benedito Ruy Meneghello e neta, Senhora Maria Paula Meneghello, que presenteou o Pe. Marino, com um quadro com a foto de seu saudoso pai.

Na Missa ainda, foi apresentada de forma solene à comunidade paroquial a imagem de 120 anos do Senhor Bom Jesus da Lapa que acabou de passar por uma restauração completa e impecável no sentido de preservá-la e fomentar ainda mais a devoção. A Câmara Municipal de Conquista cumprimenta, mais uma vez, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na pessoa do Revmo. Pe. Marino Molina, pela integração social e preservação histórica da Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa.

Da redação - Marketing/Jornalismo/Fotografia e Criação da Arte Visual:

Assessoria de Imprensa - Amanda Lais Bianchini /Assistente de Comunicação - Firmino Libório Leal - Direção da CMC