TBT

No TBT de Hoje, a Câmara municipal relembra a contribuição vinda do ex-governador1 de São Paulo, Altino Arantes Marques (1876-1965), para a construção do “Grupo Escolar” – atual Escola Municipal Dr. Prado Lopes.

Breve biografia:

Nascido em Batatais – SP, filho de coronel e formado em Direito em 1895, iniciou a carreira política como deputado federal pelo PRP (Partido Republicano Paulista) em 1906, defendeu a valorização do café a manutenção da representação diplomática no Vaticano. Foi Presidente do estado de São Paulo entre 1916 e 1920, quando enfrentou o período das greves operárias. Em seu governo, defendeu os interesses paulistas perante o governo federal, principalmente quando relacionados a impostos e ao café, além de assinar um acordo de limites com o Paraná e ser um dos incentivadores da criação da Faculdade de Medicina de São Paulo em 1912.

Após seu governo, retornou ao Legislativo em 1921, defendeu o entendimento com os revolucionários tenentistas em 1924, Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, da elaboração da Constituição de 1946, como deputado constituinte, foi escritor com várias obras e presidente da Academia Paulista de Letras.

A Contribuição:

Conforme registrado nos Registros de Ofícios da Câmara Municipal de Conquista de 1912 a 1922, o motivo desta contribuição foi um pedido especial do 1º Agente Executivo e Presidente da Câmara Municipal de Conquista Tancredo França ao então Presidente do Estado de São Paulo: a isenção de um imposto de cinco réis por quilo de material de construção vindo de São Paulo destinado à construção do futuro Grupo Escolar da cidade, feito em setembro de 1918.

França justificou seu pedido com o fato de o município ser fruto da expansão ferroviária paulista, através da Companhia de Ferro Mogiana, e com ligações econômicas e sociais fortes com o estado paulista, além de apelar ao senso de justiça e patriotismo do governador do estado vizinho, para que este último apoiasse a nobre causa do ensino no Município de Conquista.

Pouco tempo depois, esta casa de leis recebeu a resposta positiva d’além do rio Grande doze dias após o pedido, e no próximo ano começaria a chegar o material para a construção daquele estabelecimento de ensino – inaugurado em 1920 -, escola que formou muitos dos habitantes deste município em há mais de cem anos.

Notas:

1 Chamado à época de “Presidente do Estado”.

Referências:

* Registros de Ofícios da Câmara Municipal de Conquista de 1912 a 1922, Pág. 22-24.

* CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL . Altino Arantes. In: __. Dicionário Histórico-Biográfico da Primeira República. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/ARA.... Acesso em: 17 de set. de 2025.



Registros de Ofícios da Câmara Municipal de Conquista de 1912 a 1922

Pág 23-24

“Exmo. Sr. Presidente do Estado de São Paulo

O abaixo assegurado presidente da Câmara Municipal de Conquista, Estado de Minas Geraes, confiante nos altos sentimentos de justiça e altruísmo de V. Ex. vem pedir-lhe a concessão de um favor que, por ser rigorosamente justo, espera seja atendido.  A Câmara de Conquista, por autorização do Governo de Minas Geraes, vai construir, agora, o seu Grupo Escolar e, para isso, necessita de trazer do glorioso Estado de V. Ex. a maior parte do material destinado a essa construção. Trata-se de um município que somente há pouco tempo desagregou-se do de Sacramento de que fazia parte como um simples districto, de sorte que apenas desse tempo para cá, entregue aos seus próprios destinos e com a autonomia de sua vida administrativa e política, poude cuidar com efficiencia de seu progresso material e desenvolvimento econômico. E como sabe V. Exª., um município pequeno, mas de grande vida comercial, pastoril e agrícola, podendo ser considerado, seu favor, um dos mais bellos municípios do Estado a que pertence pela belesa de suas lavoras ou grandesa de sua criação. Precisa, porém, de escolas em que eduque os filhos de seus habitantes, incansáveis trabalhadores de seu progresso e é, por isso, que vae construir agora o seu Grupo Escolar. Tendo obtido de Minas a verba necessária a essa construção, quer obter de V. Exª. Isenção da taxa de cinco réis Poe Kilº. Para o material que de São Paulo vier. Sabe V. Exª. Que o commercio de Conquista é feito quasi que inteiramente com as praças commerciais de São Paulo, às quaes está profunamente ligado e que assim, nada mais natural do que contribuir V. Exª. para o desenvolvimento intellectual e moral de um munnicipio que contribue também para o desenvolvimento do grande e bello Estado de vossa Exª. mandando-lhe quase todos os productos.

E demais, um estadista de envergadura e do surto de V. Exa, comprehende immediatamente que o auxílio pedido não significa apenas um favor concedido ao Município e a Villa de Conquista, pois tratando-se da abertura de escolas que “illuminem as intelligencias”, elle quer diser um benefício feito à instrução e, como tal, ao Brasil. A Câmara Municipal de Conquista, confiando, então, no patriotismo de V. Ex. e na solicitude com que sempre attende aos pedidos jstos e as solicitações destinadas a contribuir para o bem público, espera ser ouvida no que pede a V. Exa. Aproveitando o ensejo que se lhe offerece, apresenta a V. Ex. os seus protestos de alta estima e distincta consideração.

         Saudações cordiais.

Tancredo França. Presidenta da Câmara _ 4 de Setº. de 1918.”



Página 24

“Exmo. Sr. Dr. Altino Arantes, M.d. Presidente do Estado de São Paulo.

   Venho, praseirosamente, accusar o recebimento do officio de V. Ex. datado de 11 do correspondente. No meu e no meu nome desta Municipalidade, cumpro o dever de manifestar-lhe os nossos mais sinceros agradecimentos pela deferência com que V. Ex. se dignou attender o nosso pedido, revelando, dest’arte, a sua nobre dedicação pela grandiosa causa do ensino aquela que é a condição sine qua non da grandesa e prosperidade de um País. Dentro em pouco, devemos dar início à construção do grupo, quando, então, aproveitaremos a isenção que teve V. Ex. a gentilesa de conceder a esta Câmara. Saúde e Fraternidade.  _16.9.918. Tancredo França, Presidente da Câmara.”



Origem do quadro: Por Governo - http://www.spshow.com/sao-paulo/Governadores.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27223100

Por Rogério da Silva Mattos, Licenciado em História e Assistente de Comunicação da Câmara Municipal de Conquista.